segunda-feira, 16 de novembro de 2009

WEB 1.0 E WEB 2.0

WEB 1.0 E WEB 2.0



Compartilhar é a palavra mais adequada para mostrar a diferença entre a WEB 1.0 e a WEB 2.0. A segunda é o aperfeiçoamento da primeira. A WEB 1.0 era voltada focada na venda de produtos e serviços. Os usuários apenas recebiam as informações.

Entre as mudanças que provocou nos internautas estão o hábíto de comprar sem sair de casa, e a comunicação através de e-mail .

A WEB 2.0, vai além da venda.Os compradores opinam e reclamam junto aos sites de venda e dão informações e classificam os produtos para possiveis futuros compradores.

Antes, só entrava na WEB 1.0 quem tinha negócios, procurava um produto ou serviço, queria saber as novas notpicias mais rapidamente. NA WEB 2.0 , você pode fazer tudo isso e ainda tem a possibilidade de ver sua opinião no conteúdo .

Mas é muito mais que isso.Aos poucos com o surgimentos de novos recursos, as pessoas vão se dando conta de que podem participam e influir no conteúdo da WEB. Por outro lado, sites e portais viram que a participação do internauta é garantia de credibilidade.

As pessoas que não tem ligação com grandes corporações podem lançar informações na rede, denunciar, reivindicar e compartilhar idéias e sentimentos. Um aspecto relevante é que o poder de colocar conteúdo na internet deu ao cidadão comum uma noção mais elevada de cidadania, o faz participar mais do dia a dia de sua cidade.Seja fazendo uma reclamação no site noticioso, seja escrevendo num site de um politico ou denunciando em seu blog, ou nas redes sociais.

A importância da participação do internauta pode ser exemplificada com o alcance do blog da cubana Yoani Sánchez, e pela participação de iranianos que denunciaram coorupção na última eleição de seu país,quando a imprensa estrangeira esta proibida de noticiar.

É a massificação e democratização da informação.São muitos recursos à disposição do internauta para criar e distribuir conteúdos.As redes sociais são um fenômeno que ajudaram a mudar o comportamento das pessoas. Em todo o mundo os internautas se encontram,trocam informações, se ajudam , aprendem , são enganados e enganam, e atése casam a partir da interação na WEB 2.0.

E , apesar de os joven serem maioria entre os conectados, a WEB mudou o comportamento de gente de toda idade. A possibilidade de interação fez com que pessoas que não são da geração do computador entrassem na rede. É um canal de comunicação barato e que proprociona contato instantâneo entre pessoas distantes. Um exemplo de como a WEB 2.0 mudou a vida das pessoas, é minha tia Almina, de mais de 80 anos.Todos os dias à noite, ela conversa com filhos que moram em cidades diferentes ,diante de uma câmera e um microfone ligados ao computador. E está no ORKUT. E o melhor, escreveu uma cartilha que distribui entre as amigas ensinando como entrar na internet , como editar fotos e textos, mandar e-mail e coisas desse tipo. Com isso, foi tema de matéria em jornal e TV de Fortaleza.

Cada vez mais sites e portais perguntam a opinião de internautas, incentivam a participação, estimulam a colaboração. E toda essa possibilidade de interação e compartilhamento de informação está disponível nas mais diversas atividades. Uma prova disso está no Garmin GPS , equipamento próprio para corredores. Você programa uma corrida de determinada extensão, e depois conecta no computador, que lhe dá o mapa de onde você correu, a altimetria, a velocidade, quantas calorias gastou e outros detalhes. Você também pode ver a corrida de outras pessoas ou programar o trajeto antes de sair através dos sites de mapas.

Não posso deixar de falar nas mudanças que a WEB 2.0 provocou no jornalismo on line e em consequencia no impresso, TV e Rádio. O jornalismo on line recebe colaboração e é cobrado por internautas. A diversidade que essa colaboração traz não pode ser ignorada. Revistas,jornais, e programas de Rádio e TV disponibilizam e-mais, incentivam o envio de depoimentos, fotos, vídeos e sugestões de pautas.

3 comentários:

  1. Entre a Web 1.0 e a Web 2.0 veio a Web Semântica, que seria a Web 1.5, mas que todos agora chamam de provavelmente a Web 3.0.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do tempo em que jornalismo era na máquina de escrever e do telex,onde se recebia rolos e rolos.Usei muito a máquina Olivetti da minha nobre amiga e comadre,jornalista Lucia Helena ,na Universitaria FM onde fomos colegas de setor de radiojornalismo.Hoje, com oadvento da internet, todas as mídia se conjugam e multiplicam as potencialidades de comunbicação e formamos várias aldáias globais,que os cientistas sociais tentam explicar a complexidade de tanta informação e barulhos interagindo ao mesmo tempo.Como radiaista e como sociólogo quero felicitar a vinda da jornalista ,Dra.Lucia Helena Pierre aos diários on line que são os blogs e seus correlatos.

    ResponderExcluir
  3. Embora seja um dos quatro seguidores das notas da jornalista e escritora,Lucia Helena,é uma honra está aqui ao lado de outro eminente amigo, o jornalista Eriberto Sales.Sociólogo Alaércio Flor.

    ResponderExcluir